Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

A Importância da coleta de óleo lubrificante para análise de fluídos

pessoas trabalhando no laboratório

A coleta de óleo lubrificante tem como principal objetivo aumentar a vida útil e garantir o bom funcionamento dos equipamentos de uma empresa.

Para aumentar o tempo de vida útil e garantir a qualidade de funcionamento dos equipamentos de uma empresa, é de extrema importância que uma coleta de óleo lubrificante seja realizada com frequência. Esta é uma ação que permite a execução de uma análise de fluídos, de modo que os responsáveis pelo equipamento saibam qual o momento exato para fazer a troca ou renovação dos elementos mecânicos e hidráulicos, além de verificar o desgaste da máquina.

Esse tipo de análise de fluídos auxilia diretamente na melhoria das condições de funcionamento dos equipamentos, trazendo benefícios como melhor lubrificação, redução de atritos, atenuação do degaste, proteção contra agentes externos e aumento da produtividade geral da empresa.

Para que os possíveis problemas sejam identificados, é realizado um estudo das partículas sólidas encontradas dentro dos óleos analisados. Essas partículas são criadas pelo atrito dinâmico entre as peças do componente, e é normal que apareçam com o tempo. A análise dos óleos, por sua vez, pode ser realizada por meio de técnicas laboratoriais que abrangem vidrarias, reagentes, instrumentos e equipamentos.

Existem duas metodologias muito usadas para encontrar os agentes contaminantes nos fluídos: a ferrografia e a espectrofotometria. A primeira é adotada pela manutenção preditiva de máquinas industriais, e avalia o aspecto e tamanho das partículas existentes no fluído. A espectrofotometria, por sua vez, é direcionada para o monitoramento de veículos leves e pesados, para que sejam identificados a quantidade de elementos metálicos presentes nos equipamentos.

Vale destacar que, quando a coleta de óleo é mal executada, o resultado da análise de fluido pode ser comprometido — o que, consequentemente, pode afetar significativamente o desempenho das máquinas. Portanto, é imprescindível que todo o procedimento de coleta de amostras seja realizado por um profissional qualificado, garantindo que a empresa reduza seus custos e garanta maior confiabilidade e disponibilidade de seus equipamentos.

Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp