Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Análise cromatográfica previne manutenções em Tranformadores

Análise cromatográfica em óleo isolante térmico de transformadores é realizada para identificar um possível desgaste e garantir o prolongamento da vida útil do seu aparelho.

A Lorencini Brasil realiza em seu laboratório, análises de óleo e fluídos isolantes de transformadores, obedecendo as mais rígidas normas de qualidade e segurança.

Durante a operação de equipamentos com óleo mineral isolante, este e outros materiais isolantes sofrem, sob ação da temperatura e de tensões elétricas, um processo de decomposição química, que resulta na formação de gases que se dissolvem total ou parcialmente no óleo.

Cromatografia em óleo isolante de transformadores de potencia

Utilizamos o cromatógrafo para quantificar e acompanhar periodicamente a formação desses gases, como o oxigênio e o acetileno.

As análises desses gases resultantes revelam como o transformador vem trabalhando e as anormalidades ocorridas durante o processo.

Sua aplicação permite a detecção de defeitos incipientes em transformadores antes que estes falhem.

O Processo é feito em três etapas:

1- Coleta da amostra;

2- Extração dos gases da amostra do óleo: Uma pequena amostra (cerca de 20ml) do óleo isolante é coletada no transformador e levada ao laboratório.

3- Análise dos gases extraídos da amostra: Consiste na separação dos diferentes gases da mistura, sua identificação e  sua   quantificação,  no cromatográfico  de gases, através dos gases chaves.

Os resultados são digitalizados e enviados automaticamente para o computador onde serão analisados pelo engenheiro químico e pelo engenheiroeletricista.

conteudos-relacionados-ensaios-fisico-quimicos-em-oleo-mineral-isolante

A presença de alguns gases podem determinar possíveis falhas:

Acetileno (C2H2) – Arco;

Etileno (C2H2) – Óleo Superaquecido;

Hidrogênio (H2)   – Eletrólise;

Monóxido de Carbono (CO2) e Dióxido de Carbono (CO2)   – Celulose superaquecida;

Hidrogênio (H2) e Metano – Corona no óleo;

Hidrogênio (H2) e Dióxido de Carbono (CO2) – Corona no papel.


Entre em nosso site e conheça mais dos Serviços de Análise de óleos da Lorencini Brasil: http://www.lorencinibrasil.com.br

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp