Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda qual a diferença entre manutenção preventiva e preditiva

© Depositphotos.com / kalinovsky A manutenção preventiva e preditiva são essenciais para aumentar a vida útil do equipamento.

Com a crise econômica que tem afetado o Brasil e o mundo, se tornou ainda mais essencial para as empresas e industrias que sejam encontradas formas de reduzir as despesas operacionais. Nesse sentido, é de extrema importância que as organizações estejam em dia com a manutenção de seus equipamentos, máquinas e análises de óleo, de modo a evitar imprevistos e gastos desnecessários.

Existem diversos tipos de manutenção, sendo que as principais são as chamadas manutenção preventiva e manutenção preditiva. Por mais que os nomes sejam semelhantes, elas possuem objetivos e procedimentos totalmente diferentes. Entenda melhor a seguir:

Tipos de manutenção

Manutenção preventiva

Com o objetivo de evitar possíveis falhas nos equipamentos e máquinas, esse tipo de manutenção aumenta consideravelmente a eficiência dos processos de produção das empresas e industrias.

Trata-se de uma intervenção que está prevista, preparada e programada antecipadamente, que permite a identificação precoce de possíveis falhas que possam ocorrer no equipamento, ampliando sua vida útil e reduzindo a necessidade de despesas desnecessárias com troca de peças ou substituição total do maquinário.

Dentre os procedimentos da manutenção preventiva podemos destacar as lubrificações periódicas, revisões sistemáticas do equipamento, planos de calibração e de aferição de instrumentos e planos de inspeção de equipamentos.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva, por sua vez, mostra a situação real do funcionamento dos equipamentos e máquinas por meio de dados adquiridos graças a um monitoramento que informa o desgaste dos dispositivos. O principal objetivo desse processo é mostrar o tempo de vida útil dos componentes do maquinário, a fim de adiantar possíveis problemas que possam causar gastos maiores para a empresa ou indústria.

Além disso, esta manutenção visa determinar se será necessário fazer uma intervenção e tem como consequência a maximização dos intervalos entre os ajustes por quebra dos componentes (Manutenção Corretiva) e ajustes programados (Manutenção Preventiva).

Uma das principais ferramentas da manutenção preditiva é a análise de óleo, pois seu diagnóstico permite a identificação rápida ou antecipada de possíveis erros, impedindo que o seu desempenho e qualidade sejam comprometidos.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp