Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

A importância da manutenção em sistemas elétricos

Tipos de manutenção em sistemas elétricos

A manutenção em sistemas elétricos tem um papel fundamental na prevenção de prejuízos e acidentes decorrentes do mau funcionamento de um ou mais componentes. A complexidade dos equipamentos e a necessidade de que se mantenham trabalhando por muito tempo, faz com que ocorram desgastes elétricos, físicos, mecânicos, entre outros.

Além do desgaste gradual, os equipamentos podem falhar, sem motivo aparente e de forma inesperada, porém, é possível diminuir o impacto e as consequências dessas falhas seguindo um conjunto de ações técnicas que permitem manter ou recompor uma situação de falha sem grandes consequências.

sobretensão em transformadores

A manutenção serve para manter em funcionamento e preservar as funções e características dos elementos e componentes dos sistemas elétricos e ainda, evitar grandes colapsos em subestações e transformadores de potência.

Vamos destacar aqui, 3 tipos de manutenção em sistemas elétricos: Manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva: 

Manutenção preventiva: Como o nome já diz, é realizada a fim de prever e evitar possíveis danos prolongando a vida útil dos componentes e dos equipamentos. A manutenção preventiva pode ser Sistemática ou programada e condicional:

  • Manutenção Sistemática ou Programada: Geralmente segue um cronograma e é realizada com intervalos específicos, tendo como objetivo evitar falhas imprevisíveis e manter uma segurança.
  • Manutenção Condicional: Ocorre quando o equipamento dá sinais claros de que pode falhar. Esses sinais podem ser identificados de diversas formas: Ensaios elétricos, termografia, análise de óleo isolante, entre outros.

    É importante: Priorizar a segurança, adotando todas as medidas necessárias citadas na NR-10, utilizar sempre os EPIs (equipamento de proteção pessoal), monitorar e inspecionar componentes críticos, reparar defeitos e certificar-se de que após a manutenção, todos os elementos permanecem funcionando.

  • Manutenção Preditiva: Está inserida no contexto de manutenção condicional. Após avaliar por meio de análise de dados um comportamento irregular que o elemento está apresentando, é possível determinar o momento certo para uma intervenção. Esse monitoramento de tendência ajuda a identificar a causa de uma ou mais falhas e a intervir no momento oportuno sem que haja prejuízos e interrupções repentinas.
  • Manutenção corretiva: Ocorre quando o equipamento falha ou para totalmente. Não deveria ser utilizada, pois, o ideal é que através das manutenções preventivas e preditivas, os problemas incipientes sejam prevenidos, reduzindo a necessidade de intervenções de emergência.

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

Os sistemas elétricos são compostos por equipamentos de alta, média e baixa tensão, por esse motivo, a manutenção deve ser realizada com muito rigor para garantir a segurança dos profissionais que as realizam, quando não há monitoramento de irregularidades e prevenção de falhas, aumentam as chances de panes repentinas e acidentes, como o vídeo a seguir:


Acompanhe notícias e informações sobre os sistemas de energia através de nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Linkedin | Twitter | Google+

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp