Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 WhatsApp: (11) 9 9943-0943

Análise Cromatográfica Gasosa

Análise Cromatográfica Gasosa

Uma Análise Cromatográfica dos gases determina a concentração dos gases dissolvidos no óleo mineral isolante. A sua formação no interior dos equipamentos pode ser causa de algum tipo de problema, como mau contato entre componentes internos, fugas de energia entre espiras, esforço à altas correntes de curto circuito e tempo de trabalho prolongado com cargas elevadas.

Através de um equipamento denominado cromatógrafo é possível quantificar a concentração dos seguintes gases: H2, O2, N2, CH4, CO, CO2, C2H4, C2H6, C2H2. Um diagnóstico confiável de cromatografia é baseado na avaliação da evolução dos gases em relação às análises anteriores.

Após o preparo das amostras no laboratório e com a utilização do equipamento Cromatógrafo, juntamente com Head Space, o processo de extração dos gases é automático e sem contato com qualquer operador, eliminando assim ajuste involuntário do químico analista.

O levantamento e diagnósticos destes gases, a partir de uma amostra de óleo, podem determinar causas e medidas a serem adotadas e com isto remediar possíveis transtornos de paradas indesejáveis do equipamento, diminuição de custos de manutenção ou então perda de produção.

Alguns dos gases encontrados nos interiores dos equipamentos devem ser eliminados caso o seu volume esteja elevado, é o caso do oxigênio. Sua presença acelera o envelhecimento do óleo. Em outros casos, como do acetileno, devemos analisar em sua origem onde está ocorrendo a formação e sua taxa de crescimento. Pois é severamente perigosa a sua formação, podendo levar a queima e colapso do equipamento.

Usar um óleo de má qualidade traz sérios danos ao equipamento. Daí a importância do trabalho realizado pela Lorencini Brasil para a prevenção a qual que detecta qualquer defeito ainda no estágio inicial a partir da composição dos gases e da rapidez com que eles são formados.

É feita em três etapas:

01 – Amostragem do óleo;

02 – Extração dos gases de cada amostra;

Análise dos gases extraídos da amostra, a partir do cromatográfico de gases, que consiste na separação dos diferentes gases da mistura, identificando-os e quantificando-os, através dos gases chaves.

03 – Avaliação dos Gases chaves:

  • Acetileno (C2H2): Arco;
  • Etileno (C2H2): Óleo Superaquecido;
  • Hidrogênio (H2): Eletrolise;
  • Monóxido de Carbono (CO2): Celulose superaquecida;
  • Dióxido de Carbono (CO2): Celulose superaquecida;
  • Hidrogênio (H2): Descargas Corona no óleo;
  • Metano (C2H6): Descargas Corona no óleo;
  • Hidrogênio (H2): Descargas Corona no papel;
  • Dióxido de Carbono (CO2): Descargas Corona no papel.
Faça seu orçamento agora mesmo!
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital