Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 WhatsApp: (11) 9 9943-0943

Análise Físico-Química

Análise Físico-Química

A análise físico-química determina a capacidade de isolação e o estado de envelhecimento do óleo mineral. Os resultados são comparados aos valores pré-estabelecidos em normas. Valores fora dos limites especificados indicam necessidade de tratamento termo-vácuo, substituição ou regeneração do óleo mineral.

Os óleos minerais nos transformadores, além da propriedade de isolamento, têm a função de resfriamento. Assim o elemento fluído transfere o calor desenvolvido e gerado nos circuitos magnéticos dos enrolamentos e também no núcleo ferro magnético, através das correntes convectivas para a carcaça do transformador e este, por sua vez transfere este calor para o meio ambiente. Como o papel é também um agente isolante, cabe ao óleo fazer o isolamento dos enrolamentos entre eles e em relação ao circuito magnético e a carcaça.

Rigidez Dielétrica

A diminuição da rigidez dielétrica indica a contaminação do óleo. Evidencia a presença de agentes contaminantes como: água, sujeira, fibras celulósicas úmidas ou partículas condutoras.

Fator de Potência

A determinação do fator potência é uma indicação segura do grau de deterioração e contaminação do óleo. O aumento do fator de potência está ligado à presença de sustâncias que causam condutividade. O fator de potência aumenta com a temperatura e com a quantidade de substâncias polares provenientes da deterioração do óleo.

Cor

Um rápido aumento da cor indica deterioração ou contaminação do óleo.

Tensão Interfacial

A tensão interfacial mede a concentração de substâncias polares no óleo que são responsáveis pela formação da borra. A diminuição de Tensão Interfacial indica a deterioração do óleo. Na superfície de separação entre o óleo e a água, forma-se uma força de atração entre moléculas dos dois líquidos que é chamada de tensão interfacial.

Índice de Neutralização

O teste de acidez mede o teor de ácidos formados por oxidação, os quais são diretamente responsáveis pela formação da borra e pode também promover a degradação do papel. O aumento do índice de neutralização indica o envelhecimento do óleo.

Teor de Água

Um elevado teor de água acelera a deterioração química do papel isolante e é indicativo de condições de operações indesejáveis, que requerem correções. Embora seja formada como subproduto da oxidação, a maior parte de água existente no óleo é absorvida do ar.

Densidade

Ensaio utilizado para identificar o tipo de óleo (parafínico ou naftênico).

Faça seu orçamento agora mesmo!
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital