Telefone: (11) 4341-3110 | 4399-3132
Serviços

Tratamento de Óleo Termovácuo e Fluídos Isolantes

Objetivo

Desenvolvido para otimizar a utilização do óleo mineral isolante, o tratamento termovácuo em transformadores é extremamente recomendado para indústrias e empresas de diversos segmentos que desejam melhorar a economia e ainda promover o uso consciente dos recursos naturais.

O sistema de Tratamento Termo Vácuo do óleo mineral isolante de transformadores tem como finalidade maior eliminar ou diminuir os percentuais de água em PPM, encontrados no óleo isolante, valores estes que são conhecidos a partir dos ensaios físico-químicos realizados em nosso laboratório.

Procedimento Geral

O tratamento termovácuo em transformadores consiste na filtragem e na retirada de impurezas e contaminantes desse óleo, fazendo com que ele possa ser totalmente reciclado. Para tanto, o tratamento termovácuo em transformadores exige a utilização de uma máquina específica, capaz de diminuir o teor de água formado no óleo, de diminuir seus índices de acidez e de determinar e dissipar a quantidade de gases que se formam durante o funcionamento.

O procedimento envolve a passagem do óleo por filtros de celulose e, logo depois, por aquecimento altamente controlado. Numa câmara a vácuo, o vapor d’água e outros gases presentes no óleo são elevados à atmosfera. Dessa forma, o óleo já pode ser devolvido aos transformadores.

O tratamento termovácuo em transformadores também é capaz de determinar as condições de isolação e o atual estado de envelhecimento do óleo. Caso ele esteja fora dos padrões determinados em normas é indicada a substituição imediata do óleo, porém, na maioria das vezes, o tratamento termovácuo em transformadores é suficiente.

É aconselhável que após qualquer intervenção que se faça no óleo mineral isolante dos transformadores, como: substituição, tratamento termovácuo, regeneração ou complemento do nível de óleo, seja feita nova coleta de amostras de óleo para análise Físico-Química e Cromatográfica.

Em muitos casos é aconselhável que seja coletado amostra de óleo mineral isolante dos transformadores antes da realização dos serviços, para posterior comparação dos resultados.

Em casos onde se tem dúvida da existência de contaminantes por PCB’s no óleo mineral do transformador, ou se a máquina de secagem do óleo está isenta de contaminantes, sugerimos uma coleta de amostras de óleo antes e depois da intervenção.

Estes resultados servirão ao cliente para possíveis providências com relação ao prestador de serviços em caso de contaminação de óleo, bem como apresentação de laudo favorável ao departamento de fiscalização por parte do governo estadual ou federal.

 

Faça seu orçamento agora mesmo!
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital